domingo, 16 de janeiro de 2011

Que diabos é "curtir a vida"?

Quando me separei do meu marido, uma das maiores queixas que ele tinha a meu respeito era que eu trabalhava demais e ele estava querendo “curtir a vida’. Eu perguntava o que era isso e as respostas não me eram satisfatórias. Curto momentos, curto livros, curto bons papos e boas risadas, em geral curto meu trabalho, algumas vezes nem tanto. Não curto certas atividades maçantes, não curto lidar com muitos aborrecimentos inevitáveis, não curto a angústia, curto ficar na cama de bobeira com um cara de quem eu goste, curto minha banheira, curto escrever, não curto ter insônia..... mas não capto esse "curtir a vida" como modus vivendi. Será que posso resolver de agora em diante curtir a vida?
Hoje, vejo que o que os homens mais procuram em sites de relacionamentos são mulheres dispostas a “curtir a vida’. Falam assim com uma naturalidade, como se “curtir a vida” fosse uma expressão substantiva que todos compreendessem imediatamente o que significa.
Eu, pelo menos, continuo não entendendo.
Para mim, assim sem pensar muito, curtir a vida é fazer tudo que se tem pra fazer – seja trabalhar, estudar, ver os amigos, de forma inteira, conectada, com o coração sempre presente. Encontrar prazer em qualquer atividade porque somos capazes disso e aceitar o desprazer quando não houver opção.
Não me consta que para curtir a vida a pessoa tenha que deixar de fazer qualquer coisa e fique lá, curtindo a vida. Se for assim, de que jeito seria? Não, não vou fazer esse curso, preciso curtir a vida. Assumir compromissos de trabalho? Impossível, e se alguém me chamar para curtir a vida? Ver seriados na TV? Nem pensar, curtir a vida é mais importante.
Fazer um almoço de domingo para os amigos? Não, muito trabalho, melhor curtir a vida.
Esse pequeno post é só para perguntar: alguém pode me explicar o que é curtir a vida?
Obrigada. Desde já agradeço a todos que me ajudarem a esclarecer isso. Talvez então eu possa corresponder a alguma expectativa.


Um comentário:

  1. Claudia querida,
    Brilhante como sempre! Comentarei em breve mas vou pensar um pouco antes. Não me considero "lento" mas aqui vou com mais cuidado.
    BjÃO
    Luiz

    ResponderExcluir