domingo, 2 de janeiro de 2011

A Filosofia do sono *


Acordei hoje – tenho dormido muito pouco, diga-se de passagem, e, com a xícara de café fumegante na mão, comecei a me dedicar ao grande e prazer de domingo: ler os jornais: O Globo e a Folha de São Paulo
Tenho que confessar que prefiro sempre a parte amena dos jornais, então começo pelas revistas, colunas de que gosto muito, cadernos de cultura e arte e, se sobrar tempo e estômago vou para a política, economia e que tais... Não sei por que embolam negócios com economia muitas vezes. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Adoro ler sobre negócios, mas a economia macro me cansa um pouco. Prefiro acompanhar assim por alto na TV. Viva a Globo News de madrugada!
Lá vou eu fugindo do assunto.  Qual não foi a minha surpresa quando me deparei com a página do Colunista Convidado da Revista do Globo que hoje é a Priscilla Rozenbaum. Escreve deliciosamente a moça e teve a generosidade de compartilhar com os leitores uma receita para a insônia (para ela infalível) elaborada por ninguém menos que Friedrich Nietzsche!
Tentei copiar e colar a coluna inteira, mas minha incompetência não permitiu que a achasse na internet. Quem puder, vale à pena ler.
Assim, copiei só a receita para que todos os meus amigos que sofrem esporádica ou rotineiramente de insônia como eu, possam tentar.
Leiam atentamente e sigam as regras com rigor. No mínimo você vai ter sono só de pensar em tudo que tem que fazer! 

1 – Para dormir bem à noite, é necessário estar acordado durante o dia;
2 – Vencer a si mesmo dez vezes ao dia, isto cria uma fadiga considerável, que facilita o sono;
3 – Dez vezes por dia você deve fazer as pazes consigo mesmo, porque brigado consigo mesmo, em geral, não se dorme;
4 – Há que encontrar dez verdades durante cada dia. Senão a alma fica com fome de verdade e certamente te dará uma dentada durante a noite;
5 – Dez vezes ao dia é preciso rir. Estar alegre dez vezes, senão teu estômago te incomodará;
6 – É preciso ter muitas virtudes para dormir bem, mas não esquecer de fazê-las dormir antes de você. Que virtude também incomoda muito;
7- É preciso fazer as pazes com teus demônios e também com os demônios do próximo. Senão eles te atormentarão durante a noite;
8 – Não cobiçar o homem da próxima;
9- Não pecar contra a castidade (?);
10 – Não comer coisas pesadas antes de dormir.

Bons sonhos!

* o título também foi copiado da colunista. Não dava pra ser outro.

3 comentários:

  1. Claudia,
    Uns 2 ou 3 itens são fáceis de seguir, mas para os outros serão necessários alguns anos de terapia Jungiana.
    Bj

    ResponderExcluir
  2. hahaha Luiz....é verdade. Mas partindo de quem partiu acho que a gente pode dar um desconto. Em vez de 10, 5 e assim por diante.
    Mas, se vc olhar o todo, verá que é sábio. Que no final ds contas é só uma busca de ficar em paz. Fundamental para qualquer bom sono não acha?
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o que vc disse, mas estou relutante em tomar remédios para dormir. Livrei-me do Dormonid há anos, já que vicia e não dá para viver sem. Agora, ficar em paz é uma outra coisa. Merece um novo post. Vai lá.
    Bj e sds

    ResponderExcluir