segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Pessoas estimulantes


Porque nos encantamos com determinadas pessoas e esse encantamento se desdobra em longas conversas que nunca acabam, em querer estar junto, em  querer contar tudo que acontece  para essas pessoas, em vontade de compartilhar e ouvir o que elas têm a dizer? E com outras simplesmente não acontece nada?
Pode ser homem ou mulher, não importa. Esse tipo de encantamento é o mesmo. Tive uma amiga no colégio, a Cecília, com quem “nunca” parava de  conversar. E um professor nosso dizia que se ficássemos presas na mesma cela por 50 anos, quando fôssemos libertadas passaríamos ainda meia hora na porta do presídio conversando.
Vejo pouco a Cecília hoje, mas quando nos  vemos nenhum tempo é suficiente para nós.
Mesma coisa com a  Márcia, Monica, Cristina, Paulo Roberto...somos capazes de dias e dias de conversas sem parar.
Eu chamo essas pessoas de estimulantes. Cada uma a seu modo, elas são capazes de desenvolver pensamentos e idéias, filosofar (que nada mais é também que desdobrar pensamentos ao infinito tentando compreender alguma coisa), acrescentar conhecimento, ver as coisas por novos ângulos, sugerir novos pontos de vista, colocar humor sempre que possível e no lugar certo.
São pessoas capazes de trocas generosas. Que falam e escutam na medida certa. Para as quais qualquer assunto é passível de se tornar interessante porque nunca estão voltadas para o lado “pequeno”de nada. Nos interessa expandir, criar, mesmo sem chegar a conclusões definitivas. Aliás, conclusões definitivas são para pessoas de jeito oposto ao das pessoas estimulantes. Estimulantes são as pessoas dispostas a mudar de idéia, a sempre rever suas certezas (e , de um modo geral elas não têm mesmo muitas certezas).
Homens e mulheres têm jeitos diferentes de serem estimulantes na minha opinião.
 As mulheres são mais intuitivas, mais “profundas” num certo sentido, menos apegadas a fatos e mais a idéias e sentimentos. Mais questionadoras e provocadoras. Mais detalhistas. Mais analíticas. E, são capazes de permanecer num mesmo tema muito mais tempo que os homens. As mulheres dão voltas. Fazem curvas infinitas. Pegam atalhos que as levam por caminhos não imaginados e só mais tarde voltam para o ponto original. Mulheres pensam em círculos e vários ao mesmo tempo. Não têm pressa nem precisam de conclusão.
Os homens estimulantes são mais embasados em conhecimento concreto, fatos. Iniciam e terminam um raciocínio em geral baseados em premissas muito bem estabelecidas.
Os homens estimulam a gente a pensar com mais lógica e menos intuição. Homens inteligentes nos colocam em becos que parecem sem saída e nos obrigam a ser rápidas no gatilho. Homens estimulantes sabem fazer com que queiramos aprender mais, aprofundar conhecimento. Nos ensinam coisas mas ouvem o que temos a ensinar com a mesma satisfação. São bem humorados e nunca perdem uma piada.
Não é toda hora que a gente esbarra com pessoas verdadeiramente estimulantes. Sim, porque não basta que sejam inteligentes, cultas, viajadas (muitas vezes nem são nada disso). Para ser estimulante tem que ter algumas qualidades que transcendem essas primeiras obviedades: tem que gostar de trocar verdadeiramente, tem que gostar das idéias por trás dos fatos e não dos fatos em si, tem que saber rir e encontrar o humor até onde ninguém vê graça, tem que se interessar de verdade pelo outro, tem que ter prazer na prosa, não pode ter pressa, tem que ser aberto e pensar grande, não gostar de lugares comuns e desconfiar muito do senso comum.
Sendo assim, não é fácil. Não estão por aí aos montes.
Ultimamente, tenho ensaiado alguma longas conversas com um novo amigo tremendamente estimulante. Não foram ainda muitas,  mas nas poucas vezes em que sentamos para conversar, foram horas e horas de conversa fácil e agradável e que sempre deixa vontade de continuar. Sempre saio da casa dele com uma lista mental de coisas que quero aprender, ler, reler....de idéias que quero rever, pensamentos a reavaliar.
Estou feliz com isso. Tenho a impressão de que minha lista de pessoas estimulantes cresceu e, se eu estiver certa, este também fará parte dos “para sempre”.

6 comentários:

  1. Essa parte do "rir onde ninguem mais acha graça" já me fez sorrir aqui sozinha, lembrando o frenesi ao piano entre outras tantas alucinações... Melhor blog impossível! me deu uma vontade enorme de passar a mão no telefone, mas dado o adiantado da hora, logo desisti...Quanto ao nome do seu blog, devo dizer que marciaquerconversartambem !

    ResponderExcluir
  2. Ah la Marcie...nesse departamento de ver graça onde ninguém mais vê nós somos imbatíveis. A nossa capacidade de "viajar" é infinita. Só isso já faria de nós uma dupla altamente estimulante rsrs. Vc nem sabe quantas vezes chego a gargalhar lembrando dos nossos "non sense".
    Vindo de vc "melhorBlogimpossível" caraca é uma honra....sei o que sua crítica é aguda e bem sei também que não precisamos dele para conversar mas é um "meio"a mais e enquanto houver uma alma lendo e querendo conversar, continuarei propondo assuntos...rsrrs
    Bjs amadaaaaaa
    Vamos ver se nos falamos esse finde

    ResponderExcluir
  3. Cláudia, eu bendigo o dia em que te conheci! Foi amizade à primeira vista naquele escaldante janeiro de 84. Desde então não nos separamos. Não que o tempo tenha qualquer importância na nossa história, não, não faz a menor diferença se comparado à intensidade com a qual o ocupamos desde...sempre. Não no vimos na infância nem sequer estudamos na mesma escola... Nossa convivência parece coisa do outro mundo, aquele paralelo, que eu insisto em acreditar! Fazer parte do seu seleto grupo de pessoas estimulantes, além de um elogio é um prazer imenso! Nossas conversas intermináveis tantas vezes sustentam minhas crenças ou indicam vieses importantes - vitais! E, melhor, parece recíproco e muito natural...é, né? Eu desejo muito que a gente possa continuar festejando a vida, até mesmo nos apesares. Nosso bom senso permite isso!
    Cláudia, Loca, La Clau, La Claude, você é múltipla e me instiga a ver possibilidades. Sempre! Camariere...Champagne
    bacio, Cristina M.

    ResponderExcluir
  4. Cris que lindo isso tudo! Sinto exatamente a mesma coisa. Nosso encontro na vida foi muito mágico mesmo....inexplicável.
    Depois da festa em que nos conhecemos, praia no dia seguinte e nunca mais saímos uma da vida da outra.
    Essa é pergunta original: porque com uns e não com outros? Porque flui e rola e a gente se apaixona a primeira vista por algumas pessoas e nunca mais quer perder? E sem fazer esforço?
    Se não tem resposta, se é mágica mesmo, que seja. Como diz Clarice "que eu não pergunte demais porque a resposta seria tão misteriosa quanto a pergunta..."
    Eu amo muito você e me sinto sempre estimulada com nossos papos de trêsdiasnomínimo rsrsrs
    Bacio

    ResponderExcluir
  5. Querida amiga,

    Que delícia o seu, o nosso blog (des)compromissado! Fico envaidecida de fazer parte de um rol estimulante. A comunhão deveria ser irrestrita, mas a grande verdade é que não é. Melhor mesmo que não seja, porque o especial ocorre, né? Justos e respeitosos devemos ser com todos, porém, a mágica é seletiva e pinçada de certas energias e momentos.
    Fico muito feliz de ver a minha amiga expressando a sua porção sensível através das letras. Lembra que na adolescência você dizia que eu usava palavras que ninguém mais usava? Termos fora de moda, como "fascinação"? E como você gostava de ler e comentar os autores? Pois é, a gente começa a germinar cedo. Os sinais já estavam todos lá. Às vezes, pelas confusões, carências e barulhos do mundo a gente se perde um pouco de nós mesmas... Retornar à nossa essência ou (des)construir uma história para nós é mandante se queremos nos encontrar. Tenho uma outra amiga estimulante, escritora, que tem um livro por publicar cujo título é "Quero Ser Minha". De vez em quando lembro dessa frase, como um mantra. Difícil tarefa a de conciliar compromissos e exercitação do ser, né?
    Parabéns pela iniciativa de ser, de se expressar e de compartilhar. Você é muito especial para mim. Por favor, quando tiver vontade, me ligue a qualquer hora por qualquer motivo, ok? Beijos, Cecilia.

    ResponderExcluir
  6. Cecil minha amiga de sempre,
    não me canso de ler seu comentário, fiquei muito emocionada.
    Fico muito feliz que você tenha lembrado da "fascinação" que eu também nunca esqueci.
    Você certamente é reponsável por boa parte do que me tornei (de bom, é claro).
    Sinto muita saudade de você mas sei como sua vida é corrida e cheia de compromissos. Sei que você dorme cedo...sendo assim nunca sei a hora boa para ligar.
    Atualmente estou muito interessada e animada com essas trocas mágicas e em fazer as redes crescerem e todos os "estimulantes" irem cada vez mais se encontrando e trocando.
    Vem chegando o meu niver. Vc vai tirar férias? estará por aqui em fevereiro?
    Bom, te ligo para saber de tudo.
    Um grande beijo amadíssima

    ResponderExcluir