sábado, 18 de dezembro de 2010

Eu conheço o impossível, e você?

Eu conheço uma pessoa que de noite é doce, generosa, carinhosa, capaz de grandes e pequenos gestos super gostosos, de conversas longas, de intimidades à meia luz, de exibir suas carências, de pedir colo, de dar colo, de falar de coisas bonitas, de aconchegar, de ser uma deliciosa companhia.
De dia, essa mesma pessoa é racional  ao extremo, curta, fria, instável, capaz de respostas rudes e duras, insensível, auto centrada, travada mesmo. Diz o que lhe vem à cabeça sem saber ou pensar se vai magoar ou não. E, claro, falar em mágoa é  uma tremenda frescura. Um “piti” feminino.
De noite ela confia, de dia nem um pouco.
De noite ela se entrega de dia ela some.
Quem é a pessoa de verdade? A da noite ou a do dia?
Nesse momento estou  magoada. Mas não posso falar nada.
Se falo de dia não sou “ouvida”e tudo não passa de bobagem
Se falo de noite, no dia seguinte ela esquece o que falou e tudo volta a ser como era antes.
Existe inviabilidade maior?
De noite é bom  mas é esquecido
De dia não é bom, resolve-se de noite, mas volta-se a esquecer.
Eu adoro a da noite que foi a que primeiro conheci.
A do dia fui  vendo aos poucos...
E acontece que isso cansa muito! Quem tem um amigo assim tem que estar sempre alerta ou sempre se recuperando. Não relaxa nunca! Nunca é confortável. Há sempre uma iminência.
O problema é que a do dia nem sabe que a da noite existe!
Elas mesmas não se conhecem.....nunca foram apresentadas.
Uma pessoa....dois seres interiores separados pelo por do sol.
Ah! Como eu queria que não fosse assim.....impossível!


14 comentários:

  1. Vou pesquisar esse fenômeno. Será essa pessoa uma espécie de gremlin, que não podia molhar que o bichinho se transformava em monstro? Talvez da mesma forma a claridade tenha efeito sobre a personalidade deste seu amigo, vai saber...Só sei que é reconfortante pensar que a você é permitido escolher se convive ou não com esse amigo. Pior quando é filho, por exemplo, e a gente tem que conviver com essa eterna iminência, sem muita escolha...Enfim, aceitar ou não o pacote, eis a questão! Bjs, Marcia

    ResponderExcluir
  2. La Marcie vc é uma gênia!
    A questão que se coloca é: será que, para aceitar o pacote e me tornar imune ao "fenômeno", não me tornarei eu também uma pessoa dupla e pior?
    De que tamanho é a perda da parte que gosto muito?
    Vou pensar nisso...
    Obrigadíssima por suas sempre sábias palavras
    beijos amada
    Cláudia

    ResponderExcluir
  3. Não, vc não se torna uma pessoa dupla e pior. Ao contrário, vc se expande, se estica, se torna maior e melhor, pq alcança onde poucos alcançam. O mais comum é rejeitar pq a pessoa é, digamos assim, difícil. Só os que se dão ao trabalho de observar, indagar, pensar e experimentar a dualidade daquela pessoa é que tem o direito de ficar com a parte boa e dela usufruir. Os superficiais não a merecem. Vai fundo nessa amizade, se dê ao trabalho. É que nem escalar a montanha...dificil pa caráleo mas quando se chega lá em cima.....
    Bjs
    Marcia

    ResponderExcluir
  4. Leio essas palavras e antes de mais nada me encho de orgulho de ter você como amiga. Tenho vontade de bater no peito e dizer pro mundo ouvir: Ela á MINHA amiga desde PEQUENININHA!!!!!
    Só uma pessoa como você (a engenheira que foi estudar filosofia rrs), a pessoa mais brilhante que conheço, poderia falar dessa forma tão pouco óbvia, tão grandiosa, tão surpreendente.
    O engraçado é que outro dia o amigo em questão e eu conversávamos e ele dizia que conhecia as mulheres mais bacanas do Rio ( e falávamos de médias e de gente acima da média etc) Que tremenda ironia!!!! Quem conhece as mulheres mais acima da média do Rio sou eu!!!!!
    Só me falta conhecer os homens kkkkkkkk
    Beijo, beijo, beijo
    Em tempo: sua resposta ofuscou o caso em si. Foi tão brilhante que o deixou na sombra. Mas, é claro, me deu um sossego na alma.

    ResponderExcluir
  5. Queridas, me perdoem, mas esta escalada é árdua demais e isto é um bom sinal para indicar um outro caminho, bem menos espinhoso.
    Cláudia, presta atenção, isto é adicção!
    beijos de cautela

    ResponderExcluir
  6. Cris querida,
    conheço sua preocupação comigo.
    No entanto, nada há de resolvido nem nenhuma possibilidade nova parece haver.
    Estamos tão somente especulando sobre o "fenômeno". Gosto da aventura da Marcia como gosto da sua cautela.
    E sei também, que meu instinto de preservação é muito poderos,confio nele. Embora os desafios me atraiam enormemente, a ponto de você chamar de adicção, alguma coisa sempre me faz parar.
    Nunca passei dos meus limites e não será dessa vez.
    Fica tranquila
    Beijos
    Cláudia

    ResponderExcluir
  7. É que o fenômeno tem nome e, como algo extraordinário, deve ser vivido de acordo com a circunstância "fenomenal".
    Claro que tem solução! Como em qualquer outra circunstância esta também tem a sua direção de caminho. Podemos falar mais a respeito, se você quiser. bacio

    ResponderExcluir
  8. Queridas,
    Eu desconfio que ele mesmo já não me queira mais como companhia já que sou essa pessoa questionadora, que quer desvendar fenômenos e, ao fim e ao cabo, me preocupo com ele - sim, porque a impossibilidade não há de ser só pra mim.
    Ele não quer nada disso. Deixem-no quieto vivendo do jeito que acha melhor: de dia ou de noite (imagino-o pensando). Não tem dado certo assim? Para que ele precisa de uma chata que não para de querer investigar? rsrs
    Assim, acho que estamos nós perdendo nosso tempo.
    Os rios SEMPRE correm para o mar. Nada pode mudar isso.
    Beijos amadas

    ResponderExcluir
  9. O que eu quis dizer é que esse rio não vai desafiar a lei da gravidade. Não vai subir montanha (como nenhum rio), não vai querer companhia que o tire da zona de conforto. Os rios descem a ladeira, nunca sobem...
    Sacou?
    Bjs querida

    ResponderExcluir
  10. Márcia,

    Só uma curiosidade. Qual é o nome do personagem do Gremlin a que você se referiu?

    Um abraço,
    do amigo em questão, objeto do artigo.

    ResponderExcluir
  11. Oi, amigo em questão. O nome do mogwai principal, que vira gremlin por conta do descuido do dono, era Gizmo. E vc, tem nome? Também apenas curiosidade...
    Abraço
    Marcia (tambem fui objeto de um outro artigo. Chiquérrimo isso, não? )

    ResponderExcluir
  12. Eduardo,
    (vou logo dizendo o nome pra acabar com o suspense do "amigo em questão")
    o "artigo" dedicado à Marcia é Uma Forma de Sabedoria. Leia e veja se ela não é mesmo uma pessoa especial.
    Um dia vocês que me inspiram se conhecerão e verão com seus próprios olhos porque gosto tanto dos dois!
    Beijos
    Cláudia

    ResponderExcluir
  13. Márcia,

    Gizmo foi o nome que mais apareceu na minha pesquisa sobre Gremlins. Vários bonequinhos de pelúcia, mochila infantil e por aí vai. Agora q o nome foi confirmado, vou ver essas características de "dupla personalidade" dele.

    Meu nome a Cláudia já fez o favor de divulgar ao público leitor. Vou ler o artigo sobre você. Como a Cláudia sugeriu, espero conhecer um dia quem me apelidou de Gizmo.

    Beijos para as duas,
    Eduardo

    ResponderExcluir
  14. Estou adorando todas essas conversas! Esse foi o primeiro post que conseguiu o que eu sempre desejei desse Blog: conversar e que todos conversassem entre si.
    Tá bom que não são TODOS conversando mas já é um passo enorme.
    Amo muito tudo isso!
    Beijossss
    Cláudia

    ResponderExcluir