quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Às favas com a inteligência


Hoje um comentário do meu querido amigo Paulo Roberto – que me acha muito inteligente, me fez pensar nisso.
Ele disse que eu lido bem com minha inteligência e eu respondi que não lido bem, eu “cago” para minha inteligência e mais não expliquei.
Claro que essa frase ficou reverberando na minha cabeça mas a explicação não é tão difícil.
Éramos 2 irmãs. A maior, bonita, organizada, gostava de se vestir bem, o armário um brinco, material da escola um capricho só...uma “moça”como meu pai dizia. Eu, a menor, gordinha, bagunceira pra caramba, tudo fora do lugar, uma luta pra botar uma roupa de menina, amigos que ninguém aprovava, nem parecia uma menina. Mas....inteligente.
O único adjetivo positivo que sobrava para mim era “inteligente”: primeiro lugar em tudo...um orgulho. Mas era só.
O subtexto que eu entendia quando toda a família dizia que eu era inteligente era: "coitada...ela é feia, desengonçada, desorganizada...pelo menos é inteligente, vai poder sobreviver sem marido."
Podem imaginar o quanto eu ficava furiosa com esse “inteligente”?
E passei a acreditar nisso e ser inteligente foi, de fato. a única coisa à qual pude me agarrar mas muito a contragosto.
Cresci, fiquei bonitinha, charmosa, e comecei a ouvir outros elogios embora a inteligência tenha continuado a me irritar muito.
Uma vez ouvi de um professor de cálculo na faculdade, que naturalmente estava me paquerando e achava que ia acertar na cantada: “seu único defeito é ser inteligente demais”. Acabou aí com qualquer possibilidade. O professor nunca soube o tamanho da bola fora que conseguiu chutar. Me enfureceu de novo.
Claro que tive que me acostumar. Não podia ter um ataque de mau humor a cada vez que alguém me falasse que eu era inteligente (aceitava mas não ligava, nunca me envaideci).
E a coisa foi amainando. Os comentários ficando menos pesados: a Cláudia é bonita, simpática e ainda por cima muito inteligente. Menos mal.
E assim a vida foi passando.
Agora, a caminho do que chamamos velhice, essa coisa da inteligência voltou a me irritar. De novo já não devo ter nenhuma qualidade evidente a não ser.... inteligente.
Às favas com essa inteligência! Me esforço tanto para ser uma pessoa melhor, mais compreensiva, mais legal, mais verdadeira, mais amiga, com mais empatia pelo ser humano em geral, mais paciente, mais amorosa...mais tanta coisa! E a primeira coisa que sempre ouço é: você é muito inteligente!
Eu nem sei o que isso quer dizer direito. Não somos, nós todos, inteligentes de alguma forma? A tal inteligência assim genérica, faz o que? Proporciona o que? Acrescenta o que à minha vida e à dos que me rodeiam?
Se me pedissem para fazer uma lista das coisas que melhorariam a minha vida eu diria (não sei se nessa ordem) : mais disciplina, mais calma, mais coragem, mais ação, menos paixão, mais ambição, mais método.
Um Q.I. um pouco mais elevado, honestamente, acho que não ajudaria em nada.

9 comentários:

  1. Você tem razão. Quando usam o termo "inteligente" acham que fizeram o seu papel. Comigo não foi muito diferente. Bj

    ResponderExcluir
  2. Pois é Luiz, não é muito irriitante? A gente nemm sabe direito o que quer ddizer isso...

    ResponderExcluir
  3. Quando eu digo é por admiração!
    Você nunca vai escapar disto e eu acho muito natural os outros reconhecerem. Será que a gente não se cobra determinadas posturas, lá no fundo do tal inconsciente, quando é elogiado? Pode vir aquela vozinha - será que é isso mesmo?

    Não adianta - Loca você é muito sabida!

    ResponderExcluir
  4. Ah! e não se preocupe não. Você tem sido uma pessoa cada vez melhor, apesar da inteligência.
    Eu reconheço isso também, não duvide.
    Cristina M.

    ResponderExcluir
  5. ISSO MESMO CLAUDIA FALE AOS 4 VENTOS ,"NÃO QUERO SER INTELIGENTE QUERO SER É GGOOSSSTTTOOOSSAAAAAA RSRSRS BEIJÃO QUERIDA

    ResponderExcluir
  6. Obrigada Cris, vc reconhece porque convive comigo e sei que vc nunca colocou essa tal inteligência acima de outras "qualidades". Mas o "elogio inteligente" sem dizer bem em quê, o inteligente de um modo geral continua me irritando um pouco. Ao dizer, por exemplo, "Fellini foi um cineasta brilhante" estamos matando a cobra e mostrando o pau: os filmes estão aí para dizer e mostrar.
    Mas o genérico, principalmente quando vem de estranhos,parece um pouco leviano e me irrita. Pronto. Falei. Rsss
    Agora, Loca vc é muito sabida foi o máximoooooo!!!!!!!
    Beijão

    ResponderExcluir
  7. Ricardoooooooooooooooooo
    vc apareceu!!!!!! que bommmmmmmmmmmmm
    bastou eu falar em inteligência apareceu mais um homem inteligente pra conversar com a gente!!!!
    Gostosa não dá mais querido, quisera eu....
    Agora tenho que achar novos predicados rsrs
    Vamos nos encontrar pra ver o que vc sugere rsrsrs
    Beijo. Saudades

    ResponderExcluir
  8. Vamos ver se agora o post fica... O que eu disse antes é que sua inteligência BERRA, Cláudia !! E ofusca ou fala mais alto em relação às suas demais qualidades !! Agora, pense bem, imagine se fosse só a beleza que berrasse ... o que o tempo faria com vc? Bjs, querida, vc é bela, interessante, engraçada, e também inteligente. Vamos marcar um café... Evelyn

    ResponderExcluir
  9. Nossa Evelyn...fiquei até arrepiada...
    Viu como vc vê outras qualidades?????
    Ai que bom!
    Bom, acho que diante dessas manifestações das pessoas que me são tão queridas, vou tentar dar fim ao meu trauma e tentar encarar a inteligência de que falam naturalmente...Não é tão fácil porque é uma coisa doída da infância mas está na hora de virar essa página.
    Obrigada querida...
    Vamos marcar sim, vou te ligar
    Beijão

    ResponderExcluir