domingo, 19 de dezembro de 2010

O Fim do Ano

O final do ano tem um caráter  diferente para o bem ou para o mal. Ninguém, acredito eu, passa batido e incólume pelo fim do ano.
Uns dão graças a Deus pelo ano que se foi, depositando de fato grandes esperanças no ano novo que se inicia.
Outros ficam nostálgicos porque já sabem que a mudança tem que vir de dentro e que o calendário nada tem a ver com isso e ainda há as festas que propiciam lembranças de outros e melhores tempos, de queridos que já se foram e de quebra, a passagem de mais um ano, tal  como um aniversário, faz lembrar que todos estamos ficando mais velhos.
Para os cristãos, o fim do ano ainda coincide (com uma semana de diferença) com o Natal.. outra festa difícil de lidar para muitos com  suas obrigatórias e nem sempre satisfatórias reuniões de família, as saudades, as compras intermináveis de presentes além do que o orçamento permite, o stress da preparação da ceia, super mercados lotados, trânsito caótico, calor insuportável, dívidas além da conta.
Na hora da verdade a coisa de revela: ou tudo valeu a pena, a família é linda, unida, feliz e a juntos celebram  não só o que se convencionou chamar de “o nascimento de Jesus” mas também a oportunidade de estarem juntos, felizes, trocando e confraternizando, ou – abismo dos abismos  - percebe-se o enorme buraco, a falta de assunto, o esforço para chegar ao final da noite. Daí muita gente embriagada, lamentando e jurando que nunca mais repetirá a cilada..
Isso tudo fora as festas e amigos ocultos do trabalho, dos amigos antigos, dos trabalhos antigos, as caixinhas sem fim de todos os que nos prestam serviços e quando nos damos conta estamos afundados em um monte de obrigações e gastos que se vão avolumando, e sem querer vamos entrando num certo clima de irritação que aparentemente é gratuito, mas alimentado por um sem número de velhas e novas invenções de como fazer o dinheiro sair das nossas mãos.
Difícil manter  a calma.
É já prática dos psiquiatras por exemplo, não mudarem medicamentos no final do ano, não mexerem muito com os pacientes porque todos já sabem que final de ano já está todo mundo mexido que chegue.
De minha parte tento me manter lúcida e consciente. Não me deixar levar por tsunami algum. Sei que quanto menos me mexo melhor.
Tento selecionar a dedo as pessoas que quero ver no Natal e no dia 31.
As festas de que quero participar e quem quero presentear.
Foi –se o tempo em era arrastada pela corrente.  Assumi o controle.
Não passo lépida e fagueira, é claro. Tenho minhas reflexões, minhas saudades, meus balanços.
Fico genuinamente feliz por estar com minha pequena família no Natal e o Réveillon pode ser qualquer coisa. Desde um ritual de passagem sozinha até uma grande festa se for o caso. Não é uma data especial “pra fora”. Gosto que ela exista só para dar essa respirada e zerada no calendário. A certeza de que posso tentar tudo de novo no ano que vem e talvez, sim, só talvez,  fazer melhor.

Por isso, como zera pra todos nós, desejo do fundo do meu coração, que em 2011 todos nós façamos um pouquinho melhor para termos resultados  diferentes e mais gratificantes e que possamos cada vez mais nos orgulhar de quem somos, olhar o mundo com cada vez mais confiança e certeza de que estamos fazendo nossa parte e, claro, aprofundar mais e mais nossa amizade!

FELIZ 2011 AMIGOS E OBRIGADA POR ME ATURAREM NESSE BLOG!

4 comentários:

  1. Cláudia,
    Para variar vc está certíssima. Adoro os seus textos, um misto de idéias, reflexões e talento.
    Saudades de vc querida, e desejo o melhor p/vc neste mais um ano.
    Te cuida e um bj gostoso
    Luiz

    ResponderExcluir
  2. É assim mesmo que acontece...
    Certamente teremos mais um Natal Feliz e estaremos plenos para mais uma tentativa de construirmos um Ano realmente Novo.
    Como é bom poder fazer parte da sua pequena grande família! bacio

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Luiz.
    tenho certeza de que em 2011 seus projetos vão decolar ( ou pedalar rsrrs)
    quando for a sào paulo quero ver nova paisagem
    beijoooooo
    cláudia

    ResponderExcluir
  4. Cris,
    vc sempre foi e será da família....
    Isso nos deixa muito felizes!!!
    Teremos um Natal bem gostoso
    beijos querida
    C

    ResponderExcluir