domingo, 20 de março de 2011

Gafe Total

Não sei de onde tirei ontem que a caixinha de surpresas vinha do nosso querido João Saldanha. Acho que foi o sono porque hoje quando reli, aquilo me pareceu muito estranho.
"De onde tirei isso se não tenho a mínima ideia de quem disse essa frase? ", pensei.
Fui ao google e deixo aqui registrada a correção: quem disse que o futebol é uma caixinha de surpresas foi o radialista Benjamin Wright (1919-2000).
"Wright eve uma longa trajetória no rádio. Atuou na Rádio Nacional em seus primórdios, onde tentou a carreira como cantor. Seu nome artístico era Ben Wright. Segundo um de seus filhos, o ex-árbitro José Roberto Wright, “ele tinha voz semelhante ao (cantor americano) Bing Crosby”.
A carreira como cantor foi deixada de lado na década de 50, quando Wright mergulhou no jornalismo esportivo. Trabalhou na Rádio Continental e depois na Globo. Segundo sua outra filha, Ana Maria, cobriu seis Copas, entre 1950 e 1970. Foi comentarista de futebol e de arbitragem.
 “O futebol é uma caixinha de surpresas” é uma frase tão boa que passou a ser usada de forma indiscriminada na explicação de “fenômenos” ocorridos dentro e fora do campo. O uso excessivo “gastou” a expressão, banalizando-a, tornando-a sinônimo de falta de originalidade."


Perdão pelo erro. Não tem nada pior que informação errada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário