terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Me perdendo e me achando nas palavras

Palavras têm vida própria, tenho certeza. E são marotas. Nos fazem de bobos muitas vezes. Outras são amigas e dóceis ( que linda palavra dócil)
Algumas palavras combinam perfeitamente com seus sentidos e são lindas, outras têm um som que parece justo o oposto. Por isso são traiçoeiras e só fazem o que querem.
Eu morro de rir quando me pego falando que estou sentindo uma “angustura” que não pode ser nada diferente de algo como um frio na boca do estômago. 
E o que é angustura? Segundo o dicionário  "uma passagem estreita, desfiladeiro, garganta." Bom, passar numa angustura deve dar uma tremenda angustura.
Ou, em botânica: arbusto da América do Sul, cuja casca é empregada em medicina como febrífugo e antidisentérico. Deve  ser dela que se faz aquele extrato que se coloca no dry Martini.....enfim, nada parecido com a minha angustura original.
Outra: vicissitude. Pode haver algo mais cantante e alegre que o som dessa palavra? E ela quer dizer o que?
“Mudança das coisas que se sucedem; alternativa, alternância: a vicissitude das estações.
Eventualidade, acaso, azar: as vicissitudes da fortuna.
Revés: as vicissitudes da vida.
Instabilidade das coisas; volubilidade: as vicissitudes do caráter humano
.” Ainda segundo o dicionário.
Confesso que sempre que leio essa palavra tenho que traduzí-la mentalmente conscientemente. A primeira impressão é que está se referindo a alegrias imensas. Da mesma forma que até hoje não sei de cor a conta 7x8. Tenho que fazer 7x7 e depois somar 7, vicissitude ainda me faz raciocinar.
Ah! e o que dizer de Efeméride. Não ficaria muito bem uma frase assim: “isso não passa de uma efeméride...? Ou seja, uma coisa passageira, efêmera mesmo. Mas não, a danada ” é o termo usado por magos e astrônomos  para anunciar tanto as ocorrências de alguns acontecimentos celestiais bem como escolher a posição dos astros para assinaturas e tratados imperiais tudo de acordo com a posição dos astros de cada dia, normalmente encontrados num conjunto de tabelas denominadas hoje efemérides astronômicas, que indicam a posição dos astros para cada dia do ano.” Caramba.

Hoje um amigo me veio com peroração. Não tinha idéia do que significava ( não estudei retórica direito) mas quis adivinhar e para mim parecia que ele estava dizendo que eu estava falando por falar, meio que sinônimo de blá blá blá.... Resolvi não confiar na intuição e fui ao dicionário. Que nada, era concluir um discurso, a última parte da argumentação em que o orador tem a última chance de persuadir a platéia através de uma conclusão emocionada ou quiçá dramática, como parecia ser a minha.
Por fim adorei porque sou uma autêntica peroradora. Peroro o tempo todo com uma pressa infundada.

Fatuidade também não me convence muito. Era mais para ser uma coisa importante, fátua. Uma palavra imponente. Mas não..quanto mais fátuo mais tolo.
Fogos-fátuos, quando eu era pequena, me remetiam aos maiores mistérios. Era coisa para ser temida e respeitada. Florestas com  fogos-fátuos me provocavam medo e encantamento.Depois, claro, fui saber que são fogos tolos que acontecem por fatos absolutamente corriqueiros na natureza,
E por aí vai....vou me lembrar de outras mas tenho certeza de que todos devem ter seus estranhamentos com a língua pátria ou mátria que cairia muito melhor.
Vamos fazer uma lista?
Por outro lado há as palavras lindas e que nos dão absolutamente o que se espera delas.
Há palavra mais exata que inefável? Por si só já é inefável, dispensa explicações. Linda.
A inefável presença de Deus, lembrou-me uma amiga hoje, é uma frase da mais absoluta leveza e inefabilidade (se é que existe essa palavra).
Sílfide. É uma palavra magra, esguia. Ninguém, mesmo que não saiba o que é,  imagina que uma sílfide possa ser outra coisa senão uma mulher magra e esguia. Palavra que não engana e é perfeita.
Desvanecer também não é linda? Algo que vai desvanecendo vai muito poeticamente se apagando, desbotando.....
Estou sempre ligada nas palavras. Ora me divertindo muito com elas, ora me encantando e vezes ainda me espantando. É inesgotável. Quem gosta de palavras nunca está sozinho. Elas são maravilhosas companheiras de viagem.
Combinam, descombinam, se misturam e dão certo ou muito errado, se escondem, brincam conosco que corremos atrás delas. É  como uma algazarra (outra palavra perfeita) de crianças correndo e gritando (redundância pura. Gorda essa palavra redundância: poderia significar um belo e grande traseiro) , tentando chegar primeiro ao tesouro. Palavras são tesouros e são soberanas. Curvemo-nos diante de seus mistérios
Só me resta voltar a Bilac:

“Amo-te assim, desconhecida e obscura.
Tuba de alto clangor, lira singela,
Que tens o trom e o silvo da procela,
E o arrolo da saudade e da ternura!
Amo o teu viço agreste e o teu aroma
De virgens selvas e de oceano largo!
Amo-te, ó rude e doloroso idioma”

A propósito, procela não parece assim algo ligado ao campo, à fazenda? Não ficaria bem um “passei a cavalo pela procela que levava à casa grande"? 
Não, é tempestade mesmo. Mas sem a mesma força. Nesse ponto discordo do mestre. Procela não tem o “trom e o silvo”. Aliás silvo é lindo né?




3 comentários:

  1. A inefável presença de Deus foi a primeira revelação que eu recebi. Gosto de renovar esta sensação...

    ResponderExcluir
  2. Claudia, que MARAVILHA descobrir o seu Blog !!!!
    Helo Villela.

    ResponderExcluir
  3. Helô que delícia ouvir isso!
    como te disse no face, comecei a escrever para não enlouquecer, para tentar, colocando pra fora, silenciar um pouco minha mente que é muito barulhenta porque pensa o tempo todo.
    Estava também precisando "me contar", passar um pouco a limpo minhas emoções e minha vida e escrever ajuda a fazer isso.
    Por isso, às vezes os posts são muito auto-referenciados e falam só de mim.
    Mas o engraçado é que as pessoas começaram a me incentivar e a dizer que minhas reflexões as inspiram aqui e ali. E assim fui tomando gosto rsrsrs
    Uma pessoa como você me dar esse depoimento me encoraja mais ainda.
    Obrigada querida! Comente sempre, o blog é feito para conversarmos
    Beijossss

    ResponderExcluir