terça-feira, 7 de setembro de 2010

Tesouros

Não, não me animei tanto assim.
O que vou postar agora já estava escrito. A sinosite e a pneumonia não me tornaram uma fertilidade ambulante. Talvez tenham me dado um tempo prá olhar coisas antiga e...refletir.
Lá vai uma refexão de meses atrás em Fortaleza. E talvez venham outras copiadas e coladas.
Reflexão por alguma razão tem que ser quentinha, saída do forno...e ai de mim, essa minha estreia já é uma teoria para lá de requentada!

Eu como boa pensadora tenho milhares de recortes e anotações de coisas sobre as quais eu queria pensar um dia. Claro que nunca dá certo. Até pensar requer disciplina...
Bem, vou falar de uma coisa que fiquei pensando insistentemente hoje, apesar de não ser nada novo. A gente se esquece às vezes das coisas que aprendeu na primeira aula de Introdução à Economia.


Estou a trabalho no norte/nordeste. Vim de uma estada horrível em Belém, cheia de percalços, situações ruins, bobagens que deviam dar certo e não deram. Aquelas coisas que a gente fica pensando: deve ser “espírito” rsrs ( a Monica vai entender)


Aí, cheguei em Fortaleza. Hotel uma delícia, atendimento campeão. Pude descansar de sábado para domingo e acordei bem cedinho com um sol que só de olhar dava alegria.
Tomei meu café da manhã e fui para a praia do Futuro caminhar e tomar banho de mar, coisa que adoro e não faço desde o Carnaval.


Fui tomada de uma enorme alegria. Mais que isso. Uma felicidade mesmo na hora que botei o pé na areia, tirei a roupa e aquele vento bateu no meu corpo e vi aquele mar maravilhoso todo só pra mim ali  na frente.
E, claro,  me pus a pensar:

“Vou à praia desde que nasci. Passei a infância na beira do mar em Salvador. Depois disso só Rio de Janeiro. Que alegria é essa como se fosse uma mineira que vê o mar pela primeira vez?”
Aí me dei conta. 

Quando morava em Salvador e a praia era meu quintal, não era essa plenitude que eu sentia.
No Rio, de férias, indo à praia todo dia, também não. É a raridade do momento – meses trabalhando, estressada e longe do mar e ainda por cima em Fortaleza ( mais raro ainda), que confere todo valor a uma coisa, uma situação ou uma sensação.
E quanto mais raro, mais felicidade.
(Quem falar que isso é a mesma coisa que perguntar o quanto eu pagaria pelo primeiro copo d’água no deserto e pelo segundo e pelo décimo???? Eu vou ficar brava)


Quem nunca se deliciou assistindo sessão da tarde num raro dia em que não foi trabalhar?
É isso! E me lembrei de como eu mesma preservo certas “raridades” na minha vida para que não percam o valor.

Por exemplo, sou incapaz de comprar para mim mesma uma lata de genuínos marrons glacés. Isso é uma raridade a ser oferecida de presente por alguém que tenha a sensibilidade de saber que não há nada melhor que marrons glacés.

Posso ter o dinheiro. Não compro. Por mais que goste.
O mesmo com os bombons de cereja da Kopenhagen ou  as minhas flores preferidas. Não quero banalizar essas coisinhas, quero que permaneçam raras.


E aí, fiquei pensando em como a gente mesmo pode tornar a vida  mais ou menos intensa e interessante.
Fica a nosso critério banalizar tudo ou ampliar cada vez mais nossa lista de tesouros. E nem estou falando em diamantes - valiosos por definição porque são raros na natureza. 

Confesso que essa reflexão sobre raridade e prazer levou assim umas 2 horas, o tempo que caminhei pela praia e mergulhei sentindo todo aquele êxtase imprevisto e raro.

Sim, porque um pensamento puxa o outro e quando me dei conta estava pensando naquela história de medir a capacidade máxima de uma bola de encher....
Essa fica pra próxima!

3 comentários:

  1. "Se amarrei" no Blog Montê!
    Devo confessar que também preservo umas raridades...Viva os tesouros!!!

    ResponderExcluir
  2. Delicia ler isso. Nos ajuda a nos despertar para os nossos.
    Acho que o melhor de um tesouro é a gente conseguir saber quais são para poder reconhecer cada vez que o encontramos e poder guardá-los e acessá-los sempre que quisermos, necessitarmos ou de repente eles aparecem

    bj

    ResponderExcluir
  3. Meninas...que bom que o escrito fez vcs pensarem nos tesouros...
    Que bom se todos fizessem sua lista!!!!
    bjsss

    ResponderExcluir