terça-feira, 4 de outubro de 2011

Dias bestas

Não. Não virei poeta nem tenho essa pretensão. A forma não diz se há poesia em algum texto.É poesia o que tem poesia. Caso contrário, por mais que rime e o escritor se esforce, não será poesia.
Todo mundo sabe que esse é um Blog experimental. Como não seria se nunca escrevi coisa nenhuma? Assim, não tenho compromissos nem temo nada do que se passa aqui.
Uma coisa engraçada está acontecendo. Penso do mesmo jeito que pensava antes. Os assuntos me vêm com a mesma emoção e nem mais nem menos carregados de "ïnspiração". 
Apenas, por um motivo que não sei dizer nem definir, algo assim como se de repente uma pessoa começasse a se expressar em inglês sem saber o idioma, as "reflexões"  me têm vindo com cadência, ritmo e às vezes rima. Não sei o que isso quer dizer  nem imagino que a resposta virá rápida e facilmente. Acho que são pensamentos ritmados. 
Assim como Baudelaire escreveu seus Poemas em Prosa - inclusive um de seus livros de que gosto mais (haha com quem estou me comparando!), acho que  estou escrevendo minhas Prosas em Verso. 
Por enquanto vou me satisfazendo pensando assim.

Dias bestas


Sabe aqueles dias sem sabor?
Aqueles que sabem a nada?
Nada  te alegrou intensamente
Nada houve que te aborrecesse
Um dia sem esperanças nem interesses
Um dia a mais ou a menos
Dependendo de como se olha a passagem do tempo?

Um dia que antecede uma noite igualmente sem brilho
Igualmente sem emoções ou expectativas
Um dia que não mandou  nenhum recado
Não mostrou  nenhuma chave nem para portas sem chave
Um dia que  não colocou nenhuma pergunta
Nem deu resposta alguma
Pra que serve um dia desses?

Arrisco alguns pensamentos,  talvez pela crença vã de que tudo tenha um motivo:
Esses dias servem para mostrar a qualidade dos dias que tenho produzido
Servem para testar a que ponto pode chegar meu tédio sem que eu esboce um só gemido
Servem para saber que muitos dias e noites, se deixarmos. passam sem nenhum sentido
Servem para lembrar que a riqueza de cada dia está em conseguir pelo menos um único sorriso
E que esse sorriso é de dentro que vem. É fruto da alma vivificada
É um sorriso que pode começar tímido  e terminar em gargalhada


Só entendendo esses dias bestas é que a gente distingue a tristeza  do nada
Só entendendo esses dias bestas é que a gente distingue a alegria do nada
Só entendendo esses dias bestas é que a gente  se renova para dias de emoções especiais
Dias das mais profundas e abissais tristezas, tormentos e lamentos
E aqueles em que celebraremos a vida sem rodeios, sem vergonha e sem arrependimentos
Só nesses dias bestas é que aparecem os contornos do que está por vir
Por isso, nesses dias bestas, prestemos atenção: eles escondem  com muita sutileza  o nosso próximo passo em falso, ou a nossa próxima conquista do espaço.

Aproveitemos os dias bestas para resolver!

2 comentários:

  1. Claude queridíssima.
    Quando entro no Face, é sempre com muita emocao e prazer que leio suas reflexoes, pensamentos; fico estupefata com tanta versatilidade. É ótimo saber que você existe, fazendo parte dos meus melhores amig(a)os. Beijos saudosos. Band (outra anônima)

    ResponderExcluir
  2. Band amada,
    Não consigo falar muito da nossa amizade porque vou ficando emocionada, passa pra arrepiada e se começar a falar vou chorar... (ando muito sensível e carente rs)
    Que bom que consigo passar algum prazer e melhor ainda é ler esses comentários!
    Beijo
    Muitas saudades
    La Clau

    ResponderExcluir