sábado, 10 de setembro de 2011

A minha paz - uma ousadia não prevista

Nunca pensei que pudesse me aventurar e ainda por cima publicar, algo de que tenho vergonha e que talvez nunca venha a me perdoar. Mas que que eu faço se meus caminhos se enovelam se misturam, se emaranham e viram  um nó indesatável? Hoje descobri com todas as letras que sou extremamente corajosa. Repassei minha vida quase inteira e vi um milhão de erros, só não encontrei covardia.
E vou provar isso, publicando uma "poesia" (desculpem-me os poetas)  que cometi em 10 minutos. Sei que é tola - conheço muito as boas poesias, Mas saiu de mim e, portanto, não pode estar tão errada assim. Acho que os amigos, por mais que riam baixinho, me perdoarão:

A Minha Paz


A paz que habita em mim sentiu um frio, um arrepio
A paz que costumava andar por aqui é um passarinho alegre que parou de  cantar
De um lado para o outro na gaiola, assustado...
Pressente um gato?

Providencio às pressas, água, comida, carinho
Leio em voz alta poemas lindos de muitos poetas maiores, na  esperança de que sábias palavras o tranquilizem e voltemos a descansar.
Inútil. 
Pressinto, eu também,e não sem estremecer, que é das minhas palavras que ele precisa agora.
Afago meu passarinho como uma mãe que extraiu de si esse filho,que levou a vida toda pra nascer.
Esse cantorzinho que é frágil, peninhas suaves, inseguro e trêmulo
é a minha paz, a minha frágil e trêmula paz. Sempre por tão pouco ameaçada.

Curioso destino:
Me cabe salvar essa criaturrinha que agoniza na fria noite, sob meu úmido e desesperado olhar
E receio que só tenha um jeito: apostar.
Soltá-la no mundo, aos perigos, às estranhezas, perdas, desilusões e estranhamentos
Saberei assim se essa paz é minha mesmo ou foi inventada.  Como saberia  se é tão protegida e enclausurada.?
Aperta-me o peito.
Se morrer,  meu passarinho não me salvaria nem eu a ele e a ilusão seria  inútil
Se viver, não precisaremos mais de gaiolas.
Passeiem gatos tristes ou alegres, passeiem momentos indizíveis, passeiem sonhos irrealizados, passeie a vida
Porque nunca mais nos separaremos, e como grandes e velhos amigos, nos cuidaremos até morrer.
Coragem para resolver.









7 comentários:

  1. Claudia,

    Uma guerreira como você, nunca pode ter vergonha. Só quem tem a sensibilidade como a sua é capaz de escrever algo tão intenso e leve.
    Parabéns, pela sua coragem, pela sua sensibilidade e pelo seu brilho, intenso e leve!
    Bjs,Zaíra Azeredo

    ResponderExcluir
  2. Nossa Zaíra,Carmelita quuerida.Quase chorei. Estou inteira arrepiada. Sabe porque? Ou eu acredito agora em coisas como essa que você disse, ou vou morrer achando que tudo que penso é bobagem, que muita gente melhor que eu já pensou e disse antes, que meu lugar é silenciar e reverenciar os mestres.Que se não for para fazer alguma diferença é melhor ficar quieta.
    Só que aí, como eu faço pra me expressar? Minha cabeça e minha alma vivem em eterno turbilhão. Não dá pra fazer isso através dos outros.
    Grande dilema. Optei por arriscar a me colocar. Doa a quem doer rrsrsrs
    Daí, ler um comentário como o seu é uma bênção e um baita incentivo.
    Obrigada de coração
    Bj

    ResponderExcluir
  3. Claudia, nunca se omita. Expresse seus sentimentos. Deus nos deu dons, que não podemos guardar só para nós. É preciso compartilhar e quem for sensível, entenderá. Essa é a nossa missão aqui na Terra.
    Não me agradeça por isso,agradeça a Ele.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Claudia, lindo,pois acredito muito que para ser feliz é deixar de ser vítima e se tornar o herói da própria história!!!! bjs
    Ana Nunes ( Atelier Maria Josefina)

    ResponderExcluir
  5. Ana,
    sabe que depois que escrevi, as palavras coragem e covardia começaram a me incomodar muito. Tenho pensado nelas desde então. Eu entendo o que vc está dizendo, maa não existem só os extremos. Quem não é totalemente destemido (no sentido de sem medo mesmo), é covarde? É vitima? Me parece que não. A gente tenta se tornar o heroi da própria história, consegue em alguns aspectos, em outros não...Onde eu vejo muita coragem na minha vida, muitos devem ver inconsequência e por aí vai....Um mesmo ato, diversas interpretações ou julgamentos. Sabe o que acho mesmo? Que devemos sim tentar tomar o rumo da própria vida para nos sentirmos o máximo possível confortáveis nela. Mas julgar as outras pessoas, jamais. Porque os motivos de todos estão lá, onde jamais conseguiremos chegar.
    Muito obrigada pelo elogio, vcs são já muito queridaa, só não pense que eu sou essa coragem toda, me excedi hahaha
    Bjs querida

    ResponderExcluir
  6. Bárbaro querida. Continue escrevendo assim !!!!
    BjÃO

    ResponderExcluir