segunda-feira, 19 de março de 2012

Erros e Acertos


Não tem erro. Se temos mais do que 45 anos, nosso corpo de hoje, por dentro e por fora, revela o que fizemos dele durante a vida toda. Tenho pensado nisso e, por uma dessas leis da sincronicidade que não entendo mas que acho maravilhosas, ouvi de um médico na TV e da Christiane Torloni a mesma frase. Ela diz que seu corpo carrega todos os erros e acertos do passado. No caso dela, sendo bem maledicente, acho que o corpo ainda carrega umas tentativas de acertar o que o tempo tratou de piorar. Não importa.

Mas para que pensar nisso? O estrago já está feito. Já bebemos, já fumamos, nos drogamos se for o caso, já dormimos pouco, fomos das festas direto para o trabalho, já não fizemos exercício ou fizemos em excesso, já nos estressamos com e sem motivo, já trabalhamos dia e noite, já comemos todas as porcarias do mundo, outros já não comeram nada, já nos desafiamos de todas as maneiras. Para quê, se não tem volta?

Penso eu que para tudo, menos para nos arrependermos. Acho sim, que para entendermos. Para nos resignarmos ao ter que deixar todas as inconsequências para trás e passar a nos cuidar melhor. E como é gostoso cuidar do animal que somos, que nos empresta o corpo e anseia por carinho, atenção, afagos, conforto  e muita, muita sinceridade e olho no olho. Ninguém maltrata um bichinho de estimação ou uma criança. É o que viramos nesse “terceiro ato” da vida.

Para  muitos de nós, por anos e anos o corpo foi uma entidade invisível. Por muita falta de informação no nosso tempo e porque tínhamos uma visão puramente ocidental. Felizmente a cultura oriental veio bater em nossa porta e tivemos a oportunidade de rever muitas coisas.  Claro que sempre há exceções, mas estou falando da maioria da minha geração. Lembro que num dos períodos brabos de “virada”no trabalho por conta de um dos planos de estabilização econômica do governo, períodos em que nem íamos para casa trabalhando dia e noite para acertar todos os cortes de zeros, tablitas e etc no sistema gerador de extratos dos clientes, um sábio homem mais velho me disse: “preste atenção porque a saúde é uma conta de estoque sem reposição. Tudo que você gastar demais agora, faltará lá na frente”. Claro que nem liguei. Continuei estressadíssima, fumando um cigarro atrás do outro e passei sei lá quantas noites dormindo 2 horas por dia. Hoje entendo perfeitamente a seriedade do que ele dizia.

Hoje adoro cuidar de mim. Adoro ter parado de fumar. Adoro não gostar mais de beber. Adoro não perder mais meu tempo e energia com o que não importa e, sobretudo, com quem não me acrescenta nada, adoro optar pelo sono. Acho perfeito cultivar meu intelecto e meu espírito junto com o corpo. Finalmente entendi que os três é que formam o que sou e que, cuidando de um, estou cuidando de todos. São inseparáveis.

Quando se cultiva a compaixão, o amor, a fé no ser humano, a alegria, não é só o espírito que fica mais bonito, isso aparece no corpo, na pele. Da mesma forma uma boa alimentação torna o espírito mais leve e favorece as curas físicas e emocionais. 

Parece que há um tempo para cada coisa. Para cada estilo de vida. Para cada escala de valores. Tirando as pessoas muito fora da curva – de um lado aquelas que sempre souberam que o corpo era sagrado e de outro, aquelas que o detonaram de forma irreversível, na média temos tempo e vigor para viver quase tudo, para conhecer, refletir, mudar tudo e deixar para trás o que já está no tempo errado. Sem saudosismos nem arrependimentos. Serenamente.

Me parece que “erros e acertos” do passado talvez não seja a melhor forma de definir o que nosso corpo reflete hoje, porque essa expressão é cunhada segundo a ótica do que sabemos hoje. Prefiro pensar que o corpo reflete nossas escolhas que foram sempre certas porque eram a forma como sabíamos, podíamos e queríamos viver. E todos nós sabemos que esse “querer” tem origens tão profundas que na maioria das vezes são inacessíveis. Abaixo a culpa e a revisão do passado impregnada de conceitos de hoje.

O que tento passar hoje, para pessoas de qualquer idade, é a noção do quanto é gostoso cuidar do corpo. Por dentro e por fora. Não porque mais tarde ela colherá os frutos desse cuidado, mas porque é agora que ela será mais feliz e inteira.









4 comentários:

  1. Prima querida, sábias palavras ... nosso corpo é um templo ... para os nossos desejos, intelecto, espírito, alegria, sentimentos, cicatrizes ... Precisamos dele para vivermos bem o nosso propósito, chegarmos ao nosso norte ... Cuide-se!

    ResponderExcluir
  2. Deus! Estava pensando em vc e ia te ligar daqui a 5 minutos para te dizer que fui na Laura. Adorei. Te conto pessoalmente os detalhes. Vamos encontrar? Queria trocar muitas coisas....

    ResponderExcluir
  3. Pois é Claudinha, acho que os tais "erros e acertos" só têm sentido, segundo suas palavras, pelo que sabemos hoje. Em algum momento tomamos decisões e usamos o que sabíamos. Ou o que queríamos ou ainda o que podíamos. Dizer após algum tempo que tal decisão foi errada parece esquecer que quando a tomamos não era assim que parecia. Até porque não sabemos qual seria a consequência se acaso tomássemos uma outra. Poderia ser mais "errada" ainda. Concordo com você e sei o desespero que isto vai causar. Dirá: "deusmeu, Paulo concorda comigo?! Onde errei?" BEIJOS

    ResponderExcluir
  4. kkkkkkkkk devo ter escrito muita besteira mesmo para vc concordar comigo rsrs. Brincadeira. Adorei vc ter comentado. Parece que está cumprindo o que combinamos no nosso último encontro: nada de desaparecer. Fico feliz.
    Quanto a concordarmos, acho que acontece uma vez a cada 30 anos. Ou seja, primeira vez!!!!!
    Já devorei as cobras. Que delícia! Mas com tanta avidez que mal pude refletir. Claro que terei que reler muitas
    vezes e sempre um pouquinho de cada vez. Não dá para absorver tanta genialidade assim, levianamente.
    Venha me visitar SEMPRE que estiver no Rio tá bom? Foi muito gostosa aquela tarde.
    Apesar de estar muito irritada por vc concordar comigo, te mando um grande beijo em nome da nossa amizade de tantos e tantos anos!
    Como fico feliz por ela (a nossa amizade)existir!
    Love
    C.

    ResponderExcluir