sexta-feira, 4 de abril de 2014

Respondendo a uma crônica do Jabor sobre homens e mulheres

Há uma extensa e, na minha opinião equivocada mística de que as mulheres são indecifráveis; e além disso, que são definitivamente influenciadas pela tal mídia que cá prá nós é mais misteriosa que as mulheres, que as vende como objetos e faz com que desejem aquele visual e tudo que vem junto com ele: a piranhice, a canalhice e por aí vai. 
Tornou-se para lá de lugar comum e nem sei se é lenda ou fato real que até Freud desistiu de compreender as fêmeas da espécie .Mas também já se vão quantos anos?
Não se sabe o que quer uma mulher, não se lhe decifra os desejos e quem tenta, em geral paga muito caro.
Homens são compreensíveis? Pois é claro que mulheres também. A questão, a meu ver é o grau de complexidade, oriundo não só de uma psiquê diferente porque de gêneros diferentes mas de formações culturais ao longo dos tempos. Já temos  uma  muito razoável quantidade e densidade de história capaz de moldar os seres humanos em  diversas formas.
Não tenho conhecimento histórico nem antropológico. Não conheço as diversas civilizações e como evoluíram, mas sei que mulheres são seres humanos mais ou menos complexos mas que merecem tanta investigação e respeito quanto seus complementos masculinos. Sabemos que são menos objetivas, mais emocionais, mais complexas no pensar, mais cuidadosas no agir e, sobretudo têm a capacidade humana que lhes confere talvez o mais sublime de tudo. Elas procriam.
E procriar e fazer a raça humana evoluir não se faz sendo rasteira, óbvia, com um único ponto de vista, pelo simples fato de que cada criança gerada é diferente, e dessas diferenças, nascem imensos conhecimentos e estratégias de convívio e extração e identificação de cada um, do seu melhor e mais profundo eu.
Que homem entende disso? que homem se sente mais que um provedor se dando por bastante cumpridor de seus deveres ao levar o dinheiro para casa?
Sendo que nem isso é uma regra. As mulheres contribuem e muito, .Sabemos que tudo é muito caro e nem sei quem inventou esse nível de consumo, sobretudo para as crianças que acabam por estrangular, tiranizar e enlouquecer os pais.
Que homem para e pensa que dinheiro é, em si, muito pouco se não for trabalhado e transformado em amor, educação, caráter, valores, comida na geladeira, idas sem falta à escola, ao médico, dentista,  lazer e festas consequentes  de um convívio social normal. Dinheiro se fica no banco assemelha-se  a nada. O trabalho que vem depois obriga as mulheres a muito pensar, priorizar, discutir com os filhos, e muitas vezes totalmente sozinhas.
Discordo redondamente em colocarmos as mulheres, como maioria em caçadoras de belas bundas. Algumas talvez, de QI mais prejudicado. Mas a maioria? No way. Somos um gigantesco contingente de trabalhadoras responsáveis por seu lares e suas crias.
Seria diminuir demais o sexo forte.
Vou tentar fazer uma listinha sucinta sobre o  que querem as mulheres:
        No fim do dia falar muito pouco até se recompor da jornada exaustiva;
    Quer irritar uma mulher? Ofereça-lhe soluções simplistas. Mulheres quando conversam não querem soluções rápidas, querem esgotar o problema mesmo que implique em não resolver;
3    Mulheres adoram a companhia de outras mulheres. São insubstituíveis; Nem pensem em dificultar suas amizades.
   Adoram os homens pela confiança, segurança, amizade e tesão. Dificilmente mulheres traem por trair;
       Adoram sexo sem pressão; em geral menos que os homens que fique claro
    Contem com elas. Não as infantilizem mesmo nos problemas mais cabeludos;
8 Esqueçam essa questão de bunda e que tais.  As mulheres são sim vaidosas e sempre querem adiar seus sinais de velhice. Compreendam e não julguem pequenas extravagâncias;
Depois que uma mulher tem filhos, desista. Eles serão mais importantes. Não entre em disputa, você homem também é muito importante;
   Se não souber o que falar dê apenas colo mas não abra a boca para dizer”: o emprego tá ruim, larga logo.”
    Entendam de uma vez por todas que mulheres são francas umas com as outras e não se envergonham de suas fragilidades. Suas conversas podem durar horas e caminhar em espiral, ou da forma do Windows, muitas janelas se abrindo e poucas se fechando; mas o que você tem com isso?
        Homens não falam de seus fracassos com outros homens e acho que com ninguém. Não pedem conselhos e pensam poder resolver tudo sozinhos. Nos piores momentos recolhem-se a suas cavernas e só saem com tudo resolvido. Mulheres precisam entender isso e não insistir nem dar uma de mãe. Eles odeiam.
   Sexo para as mulheres não resolve tudo. Se houve desentendimento precisam ser superados para depois pensar em sexo. Mas sem ele não há casal que viva, então, muita calma nessa hora.
-   Mulheres se magoam mais. Homens aprenderam a aguentar o tranco; Ah mulheres adoram elogios
    Enfim, carinho de ambas as partes tentando entender e respeitar as diferenças, só pode ajudar. Mas por favor, sem crises desnecessárias de ciúmes, sem competições e com toda vontade de acertar;
   Penso nos homens e sinto como sua responsabilidade é grande. Tem que ser bem sucedido, suprir as necessidades materiais, trabalhar dia e noite e ser cobrado pela louca que não lavou. E como são enrustidos, essa pressão vira stress que eventualmente vira infarto Ou pior, vira traição, agressividade, alcoolismo e aí é o fim mesmo sendo que, lógico, a culpa foi da complicada mulher que nem deus pode entender. Não é fácil ser homem no mundo moderno;

Como não é fácil ser mulher ainda mais com todos afirmando que, coitadas, não batem bem e nem sabem se comunicar.
Mas, sua responsabilidade só aumenta. Vejam:
se a  criança  é mal educada todos dirão: não tem mãe não é?
Se for bem na escola, foi a herança da inteligência do pai que mal viu a criança estudar e não teve que se aborrecer com ela.

Assim, é o esforço conjunto que multiplica ao invés de somar. Homens, tentem abrir-se mais e conversar sobre suas fraquezas e inseguranças. Mulheres, parem de bancar as vítimas, digam quando não estão aguentando e nunca se façam de coitadinhas. Exercitem dizer o que verdadeiramente sentem, sem usar o jogo do 
-“ o que você tem?
- “Nada” e a cara horrível .  
-“Porque você não quis ir à festa?
- “estou cansada´ quando o motivo real é que você queria ter ganhado uma roupa nova. 
-“Gostou do presente"?
- "Adorei" quando queria ter jogado no lixo.  Jogar no lixo e resolver a questão na hora é muito mais saudável que aquele osso de galinha atravessado na garganta sempre te lembrando que ele é péssimo para presentes. Se for, seja sincera e diga do que você gosta;
Faça o não ser não e o sim ser sim.
E tem uma ótima prá fechar: você deu a ele duas camisas: uma listrada e uma xadrez. No primeiro jantar ele usa a listrada e você, sem pestanejar, dispara:  sabia que não tinha gostado da xadrez.

Fala sério!

Ps.`: Claro que tem de tudo: maus caráteres de todos os lados, gananciosos, arrivistas, traidores, inimigos quase. Mas falei aqui do que considero normal e maioria. E há homens que nem contam com mulheres. Cumprem papéis de pais e mães com perfeição e são dignos de muita admiração. Assim como as mulheres sozinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário