quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Vida sem título

Fui feliz mesmo quando não fui
Ser ou não feliz é a mesma coisa quando o estado mental
Coloca a propensão para a alegria em primeiro lugar
E nasci, ah como sei que nasci, com o riso frouxo e um gosto de coisa boa na boca e um cheiro de aconchego no ar.

Chorei muito também. Chorei de tanto querer dividir o que tinha de feliz
Chorei porque um certo drama fazia parte dessa peça em alguns atos
Chorei porque o ritmo faz parte da açao e do que se quer provocar.
Chorei pelo mesmo motivo por que ri: precisava de aplausos no final.                      

Assim, cortinas subiram e desceram
Assim, repeti cenas de sucesso garantido e aperfeiçoei outras mais toscas que com o tempo ganharam em densidade
Assim, aprendi a ter cada idade, sem exagerar ou perder em intensidade
Aprendi a fingir, a amar, a soluçar, a não me importar, a odiar o palco, os textos, os figurinos e os atores

E abandonei.
Dei adeus a todos os que engendravam aquela vida que parecia – por única, sem saída
Bilheteiras que vendiam com um riso zombeteiro, o ingresso que não valia o preço para um publico iludido e do avesso.
Porteiros que os rasgavam e indicavam o lugar, sabendo onde se sentiriam piores as pessoas ingênuas que pagavam para me ver
Dramaturgos e diretores, que nunca direi de onde tirei, colegas com quem contracenei, mulheres loucas que me maquiaram, e outras que me vestiram com cuidado, para cada ocasião verdadeira ou não.

Abandonei a única vida que conhecia
E hoje estou aqui, como quem acabou de desaprender como se enxerga, escuta ou fala
Procurando o que devo dizer, o que posso ouvir e o que convém ver,
Para conquistar uma leveza que nunca tive
Para conseguir uma felicidade que não seja igual a ser infeliz
Para rir com verdade, para chorar com piedade, para amar com a intensidade de quem não precisa mais fingir, nem arrancar aplausos, nem muito menos, tirar a maquiagem quando termina
O espetáculo.



3 comentários:

  1. Muito bom, minha amiga. Vida Real=Verdade e liberdade! Parabéns pelo seu texto. bjus

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Simone! Estou aprendendo muito que as crenças é que determinam isso tudo.
    Vc tem sido MUITO importante!
    Beijoss

    ResponderExcluir